7 Dicas para gerenciar sua oficina automotiva

dicas gerenciar oficina

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Para manter sua oficina com boa atuação, desenvolve-la e faze- la crescer é muito importante que você faça um planejamento do negócio. Primeiro passo tire da cabeça que fazer planejamento e estabelecer metas é coisa de “empresa grande” Sem planos, a empresa está destinada a continuar na mesmice ou não chegar a lugar nenhum.

Em segundo lugar, lembre-se uma Oficina indiferente do tamanho, é uma empresa constituída e deve ser gerenciada como tal. Um bom sistema de gestão de Oficina vai te ajudar muito.

Veja algumas dicas:

1 - Controle Financeiro da Oficina

Levante quais são suas despesas fixas e crie mecanismos de acompanhamento dos pagamentos e recebimentos, acompanhe seu faturamento e veja se existe crescimento, utilize recursos apropriados para isto (Software, planilhas ou mesmo livro caixa), mas tenha o controle de tudo que entrou e saiu dentro de cada mês. Esse é um passo muito importante para levantar as despesas media mensal e receita media mensal, e assim, fazer os ajustes necessários.

Desta forma você também terá informações para tomar decisões envolvendo investimentos como compra de equipamentos e a necessidade de contratação de funcionários.

2 - Faça separação das finanças pessoais e da Oficina

Para saber se sua Oficina é rentável, é necessário separar o caixa da empresa das finanças pessoais, tem que ser coisas distintas, a oficina não pode funcionar como banco de crédito ilimitado para seu dono, e nem as retiradas podem ser feitas sem nenhum controle.

Além de prejudicar a contabilidade da oficina, a mistura pode gerar problemas tributários para a empresa e para a pessoa física. O recomendável é estabelecer um pró-labore fixo e, assim você saberá o que foi seu salário do que foi lucro.

3 - Em caso de Sociedade na oficina

Quando se estabelece uma sociedade é de importante que defina os papeis de cada sócio. Mantenha diálogos constantes – Diálogos não são brigas – Faça balanços periódicos para ver o que já foi alcançado, defina ações que contribuam para o bem estar dos sócios, estabeleça acordos e respeite o que foi planejado, defina bem os papeis de cada um, é importante destacar os pontos positivos de cada um, Deixe o seu sócio fazer o trabalho dele.

Muitas vezes buscamos o apoio de alguém da família para começar um negócio, na maioria das vezes se mostra um parceiro de mais fácil acesso, relacionamento e também é a pessoa que será seus olhos na empresa quando não estiver, é uma mão de obra confiável, mas é preciso ter “Cuidado para não misturar as coisas.”

4 - Recursos Humanos

Não fique com receio de investir em políticas diferenciadas de recursos humanos – Lembre-se seu funcionário é a sua empresa na execução de qualquer serviço, por isto após a contratação, apresente o novo funcionário à empresa e dê o treinamento necessário, pois nem sempre as pessoas sabem exatamente o que fazer ou como fazer. Apresente a ele as normas, padrões e procedimentos desejáveis.

Lembre-se: O custo envolvido na reposição de um funcionário é maior do que a concessão de alguns benefícios. Sendo assim, sempre que possível crie programas de benefícios de acordo com sua realidade.

Procure identificar quais são os talentos de seus funcionários. Nesta etapa, é importante diagnosticar e também desenvolver pessoas para auxilia-lo na administração da oficina e no relacionamento com clientes e fornecedores.

5 - Oficina rentável

A oficina tem que funcionar como um motor perfeitamente ajustado para que possa ter melhor rendimento.

Para que sua Oficina possa crescer, é fundamental que ela tenha lucratividade. Por isso, sempre busque formas de ser mais rentável – otimize procedimentos, seja organizado, seja rápido na correção de problemas e seja aberto a inovações.

Levante quais situações na sua oficina podem causar desperdícios de materiais, tempo e até mesmo de ferramentas.

6 - Relação com a concorrência

Conheça seus concorrentes, saiba quem são, conheças os preços praticados por eles e seja melhor do que eles. Não os imite.

Agregue valor ao seu trabalho, os clientes devem ter motivos para buscar a sua Oficina em vez do concorrente. Equipamentos, procedimentos e produtos podem ser copiados, mas a qualidade e o talento das pessoas responsáveis não.

7 - Tenha em foco a satisfação do cliente

Busque sempre atender o cliente da melhor maneira possível, é ele quem vai proporcionar renda e lucro à empresa. Um cliente satisfeito sempre volta, além de indicar outros. Neste segmento a indicação é algo muito forte.

Sucesso!