Criado no Japão, depois da segunda guerra mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, seu papel era cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas e especialmente pessoas.
Resumo do programa 5s. | |
5S – Definição | Acão |
1.º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte | Melhorar o uso do que é útil. Separar o que é útil do que não é. |
2.º S – Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação | Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar. |
3.º S – Seiso – Senso de Limpeza | Limpar e evitar sujar. |
4.º S – Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene | Padronizar as práticas saudáveis. |
5.º S – Shitsuke – Senso de Autodisciplina | Assumir a responsabilidade e ter envolvimento com os padrões saudáveis. |
É muito comum em uma Oficina, a perda de material ou produtos que você sabe que já comprou e que era para estar na empresa, mas quando precisa, não acha. Ou então, em uma de suas andanças achar um produto caro, mal acondicionado, misturado em meio a um tanto de bugiganga, vencido e jogado pelos cantos. Por isto devemos aprender a praticar os 5s em nossos negócios.
Uma maneira prática de desenvolver este Senso em sua Oficina, é separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino adequado àquilo que não necessita ser guardado. Em sentido amplo, significa: “Utilizar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desperdícios”.
Todos os envolvidos devem saber diferenciar o que é útil do que não é, o realmente necessário do desnecessário. Os materiais devem ser separados em conjunto com as pessoas que utilizam.
Após separar o útil do inútil é necessário arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa é importante classificar todos os materiais conforme sua necessidade de uso, aqueles usados com maior freqüência devem ficar sempre mais acessíveis do que os utilizados raramente. Esta etapa auxilia também a administração do estoque de sua propriedade, pois os materiais são identificados com facilidade e se torna mais prático e rápido saber quando está acabando determinado item, evitando faltas ou excessos. Aplique também na gestão financeira do negócio, temos que organizar tudo para saber como está sendo utilizado o dinheiro. Separe por tipos: Custo fixo, Custo variável, Despesas Funcionários, Compra de ferramentas e execução de serviços.
Para experimentar este programa 5s, que tal começar pelo seu estoque, ou local da oficina onde fica guardado a maioria dos itens utilizado no processo de execução de um serviço (Casa, Cômodo, Armazém, etc). Para aplicar isto devemos começar a selecionar as nossos itens de acordo com a sua utilidade, separando o útil do não útil. Podemos seguir os seguintes passos:
Escolha o local, depois limpe, selecione o material e guarde. Só guarde materiais em boas condições de uso. Arrume as coisas por tipo, crie departamentos ou áreas para separar por tipo. Ex: local das Ferramentas, local dos itens de estoque, EPIs, etc. Sempre que possível manter o mais próximo do local de trabalho. O que é usado com maior frequência, coloque mais próximo e com fácil acesso. O que é usado com menor frequência pode ficar mais afastado ou em áreas mais altas, mas procure observar isto na sua arrumação. O que não é necessário pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora.
Ao iniciar este trabalho tente desapegar daquelas peças que você guardou com a promessa de um dia utilizar para fazer uma peça artesanal ou um objeto de decoração. Conclua o seu projeto ou desapegue destas coisas.
Lembre-se: O que não serve, atrapalha! Mantenha somente o necessário para a execução das manutenções nos veículos Você vai perceber que a maioria dos objetos ou papeis guardados em sua oficina, realmente são sem importância e que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho e ocupando espaço que serve para organizar outros materiais.
Vantagens:
Este ponto consiste nos cuidados com a aparência e higiene do centro automotivo, do meio ambiente e das pessoas envolvidas. A conscientização de todos com a manutenção e limpeza do ambiente vai contribuir com para evitar muitos desperdícios de tempo e dinheiro.
Não esqueça que sujeira é a condição ideal para a multiplicação de pragas e doenças e um ambiente sujo é desestimulante. Trabalhar num ambiente limpo é um direito e uma obrigação de todos. Além disso, o momento da limpeza é a melhor oportunidade para inspecionar equipamentos (se apresentam danos, variações e alterações) e as condições de conservação das instalações, se precisam de reparos e consertos.
A limpeza é muito importante para a realização de um trabalho. Um ambiente limpo proporciona segurança, conforto e torna o ambiente mais agradável tanto para as pessoas que trabalham como para as que visitam ou simplesmente passa pelo local. Está provado que produzimos mais e com menor desgaste em ambientes organizados.
Podemos praticar o senso de limpeza da seguinte forma: Todos são responsáveis pela limpeza. Sempre deixe os equipamentos, máquinas e materiais nas mesmas condições que você gostaria de encontrar. é importante habituar-se a fazer isto. Este momento é importante para avaliar se tudo está funcionando bem.
“Usou, limpe e guarde”.
O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona: maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho. Evita perdas e danos de materiais e produtos. Não deixe que as pragas e doenças interfira na sua produção.
Prevenir é melhor do que remediar. Para praticar o senso de saúde, devemos manter e aprimorar as melhorias promovidas pelos Sensos anteriores.
A expressão senso de saúde representa nossa responsabilidade e sensibilidade para avaliar e promover práticas saudáveis. Considere saúde física, mental, social, financeira, ambiental, e até as práticas saudáveis na execução do trabalho. Mantenha as condições de trabalho sempre favorável à saúde e higiene física. Eliminar as condições inseguras. Obedeça as regras de segurança do trabalho, use equipamentos de proteção para trabalhar. Proteja o meio ambiente, ele garante a saúde do planeta. Cuidado com o destino final das embalagens. Não corra riscos desnecessários. Não esqueça: “a pressa é inimiga da perfeição”; Cuidado com as ofensas a outras pessoas, mesmo quando são involuntárias, isso vai ajudar na saúde dos relacionamento interpessoais.
Trabalhe com mais saúde e segurança na sua Oficina: o Brasil é recordista mundial em acidentes de trabalho.
O senso de autodisciplina está associado ao mais alto grau de desenvolvimento do ser humano que é “O autodomínio” o controle sobre si mesmo, também temos associado aqui, o controle do que esta sendo feito, a disciplina de seguir os procedimentos conforme acordado nas etapas anteriores.
Tenha disciplina de acompanhar o desempenho do negócio, faça o controle produtivo, reprodutivo, Sanitário, etc. Inclua nesta etapa a disciplina e o domínio financeiro da Oficina, anote tudo que foi comprado, pago, retirado e recebido. Habitue-se a gerenciar isto.
Estes acompanhamentos requer muita disciplina, pois deve ser constante, somente o que for medido e avaliado poderá ser melhorado. Se precisar um programa de computador, para te ajudar nisto. Coloque a tecnologia a seu favor.
Eleja lideres para ajudar na avaliação dos resultados e implantação. Lembre – se, de trabalhar a aceitação e comprometimento das equipes de trabalho. Apesar de ser um programa implantado para benefício conjunto, que tanto a empresa como os funcionários terão melhorias, ainda poderá existir algumas resistências. Sempre que possível, crie programa de reconhecimento, pois isto poderá incentivar os envolvidos.