O que fazer em sua oficina em tempos de crise

Sem crise para a sua oficina

Em tempos de crise econômica as prioridades mudam e a compra de um veículo novo muitas vezes e deixado para um melhor momento. Desta forma a solução passa a ser uma revisão no carro atual, seja para prevenir dano ou mesmo para deixar tudo em ordem até poder comprar outro carro novo. Com isto aumenta a procurar  por uma boa oficina, e isso faz com que o mercado de reparação veicular cresça.

Então é hora das oficinas aproveitarem esta oportunidade para gerar maior movimento e lucro,  colocar  a criatividade e a capacidade empreendedora para funcionar.

O que é criar oportunidades?

A maioria dos gestores ainda esperam as oportunidades surgirem para fazer um investimento ou tomar alguma decisão, evitando lidar com as adversidades. Entretanto, uma dificuldade pode ser a motivação que faltava para você desenvolver uma ideia ou fazer um investimento no seu negócio. Existem dois fatores que podem aguçar nossa criatividade, são eles: A curiosidade e a necessidade!

A curiosidade nos move para muitas coisas, mas acredite a necessidade pode fazer milagres. E isso é criar oportunidades!

Fatores externos, como uma crise financeira, realmente influenciam nos negócios, mas também dá para contorná-los com criatividade e pensamento empreendedor.

Criando oportunidades na oficina?

Agora que você entende a importância de criar oportunidades, veja como fazer isto com mais segurança.

Mantenha o foco

É importante ter estratégias bem definidas e ser capaz de manter o foco do negócio. Tenha metas claras e foque em ações práticas, não perca muito tempo com teorias que não cabem na sua oficina. Esse é um importante passo para tirar proveito da crise. Seja prático e focado.

Seja criativo

Os momentos mais críticos também são momentos que despertam a criatividade dos empreendedores, que precisam atrair pessoas para o seu negócio. Busque construir um diferencial para a sua oficina que seja um ponto atrativo para os potenciais consumidores.

A dica para conseguir pensar fora da caixa é perceber o que os clientes da sua oficina desejam, mesmo que seja necessário perguntar isto a eles.

Já imaginou oferecer oportunidades especiais para os clientes que fizerem a revisão com você, ou oferecer promoções, descontos, sorteios ou dar brindes a esses clientes.

Fique atento aos concorrentes aprenda e antecipe-se

Para não ser surpreendido é preciso ter planejamento e estar constantemente olhando o mercado.

Ações simples podem te ajudar muito, veja os preços praticados por eles, se fazem promoções, o que oferecem de diferencial, etc.

Faça o seguinte exercício com os concorrente: conhecer, aprender para diferenciar.

Outra coisa que vai te ajudar é ser capaz de identificar mudanças no hábito de consumo dos seus clientes, fica mais fácil adaptar os serviços e o estoque de produtos da sua oficina, com isso, você oferece o que o consumidor deseja ou necessita, passando à frente dos seus concorrentes.

Procure ajuda

Não seja orgulhoso isto pode comprometer o funcionamento do seu negócio. No momento de dificuldade, buscar por ajuda pode ser o apoio que precisa para pensar fora da caixa, ver o negócio por outro ângulo e começar reverter a situação.

Agora que você já tem mais informações não deixe de tornar isto em ações práticas.

 

WhatsApp chat