O futuro das oficinas de reparação automotiva

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Já reparou quantos carros novos estão rodando nas ruas e as tecnologias neles inseridas? Oficina ta preparada para atender estes modelos? Mais importante, você já se preparou para atender este novo CLIENTE?

Para ajudar nesse sentido, vamos ver como podemos nos preparar para seguir as tendências de mercado.

A velha oficina

Em um passado recente, ter qualidade na reparação automotiva era apenas garantir o perfeito funcionamento do serviço executado, não havia muita preocupação com o ambiente de trabalho, com a recepção dos clientes, bem estar dos funcionários e muito menos com o meio ambiente. Equipamentos sofisticados que nada, tudo era feito baseado no conhecimento adquirido e experimentos feitos. O que contava mais era a habilidade do mecânico em dar um diagnóstico completo. Geralmente o mecânico era um conhecido do cliente, que conhecia também o seu carro e sabia o que tinha de errado pelo barulho, pelo cheiro ou mesmo pela aparência. Alguns aprendia com outros mecânicos mais experientes, que nem sempre teve o estudo teórico necessário para isso. Ele aprendia olhando, fazendo e tentando no dia a dia.

O ambiente da oficina era arcaico, sem muita preocupação com limpeza, masculino, dado a muita graxa, panos sujos e ferramentas espalhadas sem organização. O profissional não era uniformizado e muito menos usava uma identificação.

Os carros eram mais mecânico e menos eletrônico, não tinham equipamentos ou ferramentas específicas, nem oficina especializada. Era mais difícil comprar um carro e não tinha tantos veículos importados como atualmente. Pouquíssimas oficinas tinham equipamentos suficiente para fazer reparo em carro importado.

A Nova Oficina

Como a tecnologia evoluiu os carro foram adotando as novas tendências, passaram a ser mais acessíveis, inteligentes, complexos, mais eletrônicos, ecológicos e com muito mais informações. Isso tudo requer do Mecânico que, no mínimo, estudo sobre as novas tecnologias.

Com as mudanças ocorridas muita coisa mudou, no ambiente de trabalho:

O publico mudou. um lugar que antes era frequentado pela maioria masculina, Hoje já atende homens e mulheres de todas as idades e de todos os gostos. Isso requer mudança no local de trabalho. O foco passa a ser também no atendimento do Cliente.

Por isto faça uma análise de sua oficina, cheque se sua oficina está limpa, organizada e voltada para garantir a satisfação do cliente. Oferece estrutura para receber os clientes até a entrega, Seus funcionários estão orientados e treinados para prestar um bom atendimento.

Você deve ter preocupações constantes com treinamento e atualização, hoje temos opções de treinamento oferecido por fabricantes, fornecedores, atéas concessionárias . O mecânico de confiança hoje é aquele que tem preparação técnicas especificas, que cuida do veículo do cliente e se preocupa com qualidade do serviço, fidelização, bom atendimento, organização, limpeza, entre outros.

Isso se tornou uma necessidade, pois o carro evoluiu, o publico mudou e está mais tecnológico e exigente.

A tendência do futuro é ter cada vez mais a eletrônica embarcada nos modelos, como já vem acontecendo em vários países. É de se esperar que tanto diagnóstico quanto conserto e o atendimento só serão feitos com ajuda de sistemas de alta tecnologia.

Ainda temos oficinas que até hoje abrem uma Ordem de Serviço utilizando papel.

Invista em tecnologia para receber o novo carro, mas invista também para atender o novo cliente.

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