5 Dicas para gerenciar conta a receber em sua oficina

5 Dicas para gerenciar conta a receber em sua oficina

5 Dicas para gerenciar conta a receber em sua oficina

 

Receber os pagamentos e algo importante e todo mundo gosta e garante a saúde financeira do seu negócio. Por isto a gestão de contas a receber não é um processo simples e exige muita atenção. Não se engane e fique atento aos recebimentos em sua Oficina. Não ter organização e processo definido na hora de receber pelo serviço prestado ou vendas realizadas, pode fazer o que era pra ser simples se tornar um sério problema para o gestor, gerando sérios problemas, prejuízos e comprometimento financeiro. Veja algumas dicas que vão ajuda-lo no controle de contas a receber com muito mais eficiência e evitando desconforto.

Organize-se

Este é um ponto importante e deve ser praticado em qualquer empresa. E ser organizado não é apenas saber quanto você tem para receber no mês, mas ter meios de saber por exemplo:

  • Dos recebimentos previstos, quanto vai ser de cartão, cheque, dinheiro, etc.
  • Quanto eu tenho previsto para receber este mês, e para o próximo trimestre e quem sabe para o ano.
  • Levante também seu custo fixo e cruze a informação, isso vai ajudar a saber quanto tem que ser seu recebimento mínimo no mês.
  • Crie mecanismo de consultar ou busque um sistema de gestão de oficina para ajuda-lo, pois um cliente que atrasou o pagamento deverá ser cobrado e para isto você deverá se lembrar ou ter alguém para avisar sobre este fato.

Lembre-se, um bom método tem que ter um processo funcional, e uma frequência de execução, descubra o ponto ideal pra você.

Quando precisar cobrar, cobre!

Para algumas pessoas cobrar é uma tarefa um tanto quanto constrangedora. Quando se trata de centros automotivos então, a situação piora. Por medo de perder o cliente ou soar negativo é comum o empresário evitar ao máximo cobrar quando o pagamento é atrasado, o que é uma grande bobeira. Se você cumpriu sua parte na prestação do serviço ou venda do produto, nada mais justo que você receber por isso! Um problema comum é que muitos não conseguem nem se lembrar é do que ficou atrasado, ou simplesmente, do que era para entrar no mês. Aí fica difícil! Novamente aqui falamos sobre organização. Algumas ferramentas apresentam estas informações de maneira prática e de fácil entendimento, veja exemplo:

 
 
Crie programa para beneficiar os bons pagadores.

Diminuir os parcelamentos de cheques e cartões, é uma boa alternativa, Mas por qual motivo seu cliente deveria pagar à vista já que ele não vai ganhar nada em troca? Diante disso, procure oferecer recompensas para quem pagar à vista ou até mesmo para diminuir as parcelas, Ex: Acima de um determinado valor, o cliente pagando à vista ganha, o balanceamento, ou alinhamento, ou regulagem dos faróis, etc. Veja o que é possível fazer, mas não deixe de estimular o pagamento á vista, é uma forma de fidelizar clientes e melhorar o fluxo de caixa. Conferir e melhor que remediar! Adquira o hábito de pelo menos uma vez por dia checar se tudo está de acordo com suas contas recebidas. Verifique se as ordens de serviços foram geradas como você havia programado, se entraram ou não pagamentos previstos, se existe alguma desconformidade. Transformar o monitoramento do seu controle de caixa em um hábito ajudará você a gerenciar com mais precisão e detectar problemas de caráter imediato com muito mais facilidade.

Tenha um programa de gestão financeira

Falamos muito aqui sobre padronizar e otimizar processos, esse conselho também é válido na hora de gerenciar seu controle de contas a receber. Com um programa de gestão financeira você poderá organizar e evitar erros manuais, sem contar que você economizará um tempo considerável que seria gastos com planilhas complexas e intermináveis. Conheça o sistema de gerenciamento financeiro do Proauto Sistema e todos os benefícios que ele oferece para seu controle. Lembre-se, quando uma pessoa tecnicamente capacitada abre um negócio, ele precisa ser também um empresário de sucesso. Por isto, organize-se e controle seu negócio.

Até a próxima!

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