Como renovar o farol do seu carro

Como renovar o farol do seu carro

Como renovar o farol do seu carro

 

Há algum tempo, diversos vídeos e manuais circulam na internet, ensinando soluções caseiras e baratas para solucionar problemas com a pintura do carro. Entre estes conteúdos populares, fala-se muito recuperar o farol amarelado com óleo de banana. A solução chama a atenção, pois utiliza um material barato e fácil de ser achado na maioria das farmácias.

Como fazer para limpar o farol do carro com óleo de banana:

Lave os faróis para retirar a sujeira. Com o auxílio de algodão pegue o óleo de banana umedeça de forma moderada o algodão e faça a aplicação em sentido uniforme uma única vez, não é necessário ficar esfregando o algodão no mesmo lugar, pois isso pode acarretar dano ao farol. Arremate com uma cera automotiva para dar o acabamento final e criar uma camada protetora sobre o verniz.

Por que isso funciona?

Para entender isto temos que saber o que é o óleo de banana. O óleo de banana é um produto vendido comercialmente como Acetato de Amila, manipulado em laboratório, e comumente destinado à indústria cosmética. Geralmente, é utilizado para diluir os esmaltes de unha ou torná-los menos duros quando passam muito tempo guardados.

É um produto de base natural, bastante combustível e com um série de materiais solventes, o que explica sua ação tanto nos esmaltes quanto na utilização para remoção de riscos e queimados em faróis e pinturas.

Então funciona mesmo?

A resposta correta para essa pergunta é: sim! Não só para tratar faróis queimados mas também riscos na pintura. Claro, dependendo do que você entender como riscos no carro. Geralmente riscos superficiais e originados de raspagem entre dois carros de cor diferente, quando a pintura de um deles deixa uma marca na pintura do outro.

Para estes casos superficiais, o óleo de banana realmente funciona, pois suas propriedades como solvente volatizam aquela tinta que está aplicada de forma “acidental”, menos fixa à lataria, sem chegar a prejudicar a tinta original do veículo, se aplicado corretamente conforme orientações acima.

Há riscos em utilizar o óleo de banana no polimento de faróis e na pintura do carro?

Sim. O que ele faz é torná-los mais volátil com uma ação solvente. Ele também pode fazer isso com a tinta do carro, se for utilizado de forma excessiva, podendo gerar grandes danos.

Por isso, é importante aplicar de forma muito cuidadosa, com pouca quantidade de material, para garantir que apenas o amarelo dos faróis ou o risco será retirada da pintura do veículo.

WhatsApp chat