Gestão de oficina mecânica que da lucro.

GESTÃO DE OFICINA MECÂNICA PODE SER MAIS SIMPLES DO QUE VOCÊ IMAGINA E VAI MELHORAR O SEU LUCRO

Transforme todo seu trabalho em melhor lucro.

Mas como transformar seu trabalho em dinheiro sem muita complicação. Para conseguirmos chegar neste nível  vai ser necessário gerenciar algumas rotinas oficina. Partindo da máxima que só podemos gerenciar aquilo que podemos medir você vai precisar ser bem organizado com seus processos, como por exemplo:

Melhorando a gestão da oficina – dica 1-  Levantando os custos:

Você já tem levantado qual é o seu custo operacional? Ainda que você não tenha exatamente qual é o seu custo fixo mensal é importante ter pelo menos o levantamento dos gastos mais relevantes, como (pagamento de funcionários, Pró labore, aluguel, água, luz, telefone, média de compra de peças, etc). Pois somente assim você vai conseguir estabelecer o valor da sua meta diária, por exemplo:

Despesas totais da oficina:          R$ 40.000,00

Média de dias úteis do mês:                          21

Dividindo R$ 40.000,00 por 21:      R$ 1.904,76

R$ 1.904,76 (este é o valor da meta diária da oficina é o que precisa ser feito para pagar as contas). Lembre-se que este é o valor que deve ser feito  pela oficina diariamente.

Você  precisa ter uma meta de vendas diária em sua oficina, ou seja, todos os dias a oficina precisa vender um determinado valor que possibilite pagar as contas.

Mas para ter estes números bem monitorados, embora sejam números simples, você precisará de um bom controle em suas finanças, levante todas as suas despesas (tudo o que sua oficina paga por mês). Se precisar use um software para gestão de oficina.

Melhorando a gestão da oficina – dica 2-  Atendimento de clientes:

lembre-se que esse é o personagem mais importante em qualquer negócio, se o cliente não entrar em sua oficina de nada adianta a melhor infra estrutura, os melhores profissionais se você não tratar o cliente bem. Você consegue transmitir para seu cliente que ele está em um lugar onde pode confiar. Faça o seguinte exercício:

Como é realizado o primeiro contato? Lembre-se que você nunca terá a segunda chance de causar uma Primeira boa impressão. Por isto trate seus clientes como eles merecem e lembrando que são eles que fazem todo o negócio girar.

Trate seu cliente com educação, respeito, transparência, seja honesto com ele, adote procedimentos cordiais de atendimento para que você e seus funcionários sigam.

Escute o que o cliente está falando! Fazer uma boa interpretação e uma análise precisa do problema é fundamental. Todos sabemos disso, mas infelizmente percebemos que na prática não é bem assim.. Alguns clientes são atendidos com um tipo de tratamento e outros não. Vai do muito humor de quem está atendendo e não pode ser assim, pois precisamos que a avaliação do serviço, que começa lá na primeira abordagem, seja sempre ótima.

Melhorando a gestão da oficina – dica 3-  Orçamentos:

Evite desconfianças e mal entendidos, não tenha pressa para fazer o orçamento. Fazer um orçamento numa oficina mecânica, muitas vezes requer investimento de um pouco de tempo, e por isto que se você observar o seu atendimento ou sua primeira boa impressão começa neste momento, por isso cheque com o cliente o quanto de tempo ele tem, explica todas a variáveis em uma conversa prévia, quanto menos complementos tiverem melhor (para sua oficina e para o cliente). Detalhe o máximo que puder.

Sempre que puder, veja com seu cliente se ele gostaria de aproveitar que o carro está na oficina e checar outros serviços como limpeza do ar condicionado, troca de palhetas, regulagem dos faróis, troca do filtro de ar, troca do filtro de combustível, entre vários outros. Mas deixe bem claro o valor do serviço solicitado inicialmente do valor dos serviços extras.

Invista em um sistema para confecção de orçamento, seja o mais profissional possível. Muitos sistemas para geração de ordem de serviço já mandam direto no email do cliente o orçamento feito.

Melhorando a gestão da oficina – dica 4-  O ambiente de trabalho:

Um ambiente saudável em qualquer trabalho é condição fundamental. Na oficina mecânica não é diferente. As condições do local profissional devem ser adequadas com o tipo de atividade. Com o ambiente correto, seus clientes se sentirão melhor, a saúde dos funcionários agradece e a sensação de prazer no ambiente aumenta.. Para que o ambiente de trabalho na oficina mecânica seja saudável, você pode adotar ações simples. Confira algumas dicas:

Mantenha o local bem iluminado. Em oficinas, além das luzes, o teto pode contar com telhas transparentes, que utilizam a luz do dia. A opção clareia o local e ainda ajuda o meio ambiente.

Os uniformes também devem ser adequados. Evite tecidos pesados e opte por cortes confortáveis, pois o mecânico se movimenta o tempo todo.

Ofereça treinamentos. A tecnologia automotiva muda a todo instante e o reparador deve se atualizar. Assim, o trabalho é realizado com maior tranquilidade. Capacitação técnica é sempre importante.

Adote pausas de alguns minutos durante o expediente, como um café ou um lanche. O reparador faz muitos movimentos repetitivos diariamente.  Outra opção é a ginástica laboral proporcionadas por fisioterapeutas ou profissionais de educação física.  O descanso rápido ajuda na saúde e aumenta a produtividade.

Obrigado e até a próxima.