Para ajudar nesse sentido, vamos ver como podemos nos preparar para seguir as tendências de mercado.
Em um passado recente, ter qualidade na reparação automotiva era apenas garantir o perfeito funcionamento do serviço executado, não havia muita preocupação com o ambiente de trabalho, com a recepção dos clientes, bem estar dos funcionários e muito menos com o meio ambiente. Equipamentos sofisticados que nada, tudo era feito baseado no conhecimento adquirido e experimentos feitos. O que contava mais era a habilidade do mecânico em dar um diagnóstico completo. Geralmente o mecânico era um conhecido do cliente, que conhecia também o seu carro e sabia o que tinha de errado pelo barulho, pelo cheiro ou mesmo pela aparência. Alguns aprendia com outros mecânicos mais experientes, que nem sempre teve o estudo teórico necessário para isso. Ele aprendia olhando, fazendo e tentando no dia a dia.
O ambiente da oficina era arcaico, sem muita preocupação com limpeza, masculino, dado a muita graxa, panos sujos e ferramentas espalhadas sem organização. O profissional não era uniformizado e muito menos usava uma identificação.
Os carros eram mais mecânico e menos eletrônico, não tinham equipamentos ou ferramentas específicas, nem oficina especializada. Era mais difícil comprar um carro e não tinha tantos veículos importados como atualmente. Pouquíssimas oficinas tinham equipamentos suficiente para fazer reparo em carro importado.
Como a tecnologia evoluiu os carro foram adotando as novas tendências, passaram a ser mais acessíveis, inteligentes, complexos, mais eletrônicos, ecológicos e com muito mais informações. Isso tudo requer do Mecânico que, no mínimo, estudo sobre as novas tecnologias.
O publico mudou. um lugar que antes era frequentado pela maioria masculina, Hoje já atende homens e mulheres de todas as idades e de todos os gostos. Isso requer mudança no local de trabalho. O foco passa a ser também no atendimento do Cliente.
Por isto faça uma análise de sua oficina, cheque se sua oficina está limpa, organizada e voltada para garantir a satisfação do cliente. Oferece estrutura para receber os clientes até a entrega, Seus funcionários estão orientados e treinados para prestar um bom atendimento.
Você deve ter preocupações constantes com treinamento e atualização, hoje temos opções de treinamento oferecido por fabricantes, fornecedores, atéas concessionárias . O mecânico de confiança hoje é aquele que tem preparação técnicas especificas, que cuida do veículo do cliente e se preocupa com qualidade do serviço, fidelização, bom atendimento, organização, limpeza, entre outros.
Isso se tornou uma necessidade, pois o carro evoluiu, o publico mudou e está mais tecnológico e exigente.
A tendência do futuro é ter cada vez mais a eletrônica embarcada nos modelos, como já vem acontecendo em vários países. É de se esperar que tanto diagnóstico quanto conserto e o atendimento só serão feitos com ajuda de sistemas de alta tecnologia.
Ainda temos oficinas que até hoje abrem uma Ordem de Serviço utilizando papel.
Invista em tecnologia para receber o novo carro, mas invista também para atender o novo cliente.