Descontos e promoções são atrativos para qualquer cliente em qualquer segmento, não é verdade? Mas para que sua estratégia dê certo, é preciso saber como colocá-la em prática de modo que satisfaça o seu público e atinja os seus objetivos de mais negócios gerados. Por isso, separamos algumas dicas na hora de dar descontos e fazer promoções:
Existem muitas formas de dar desconto no mercado, por exemplo: cupons de desconto, que são principalmente úteis para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Também podem ser feitas as queimas de estoque, para despachar as mercadorias paradas, promoção progressiva, quando o artigo fica mais barato quando são compradas mais unidades, como o compre 3 pague 2, é mais uma estratégia eficiente. Você pode ainda dar os descontos mais tradicionais, que geralmente consistem em produtos com diferentes porcentagens de desconto.
Mas como podemos aplicar estes modelos de desconto em nossa Oficina Mecânica.
O modelo de cupons: Podemos fazer algo do tipo, a cada 10 cupons ganhe um alinhamento, ou, a cada dez trocas de óleo ganhe uma. Isto vai te ajudar a fidelizar clientes.
Quando precisar fazer queima de estoque na sua oficina: Crie campanhas que estimule serviços mais completos, mas lembre-se, tudo isto tem que ser dentro de uma necessidade real do seu cliente. Exemplo de campanha:
“Troque seu óleo e filtro e ganhe um filtro de ar”
Você pode atrair novos clientes para sua oficina e ter a oportunidade de apresentar seu trabalho para ele.
Crie outras campanhas que atraiam a atenção das pessoas para sua oficina Mecânica. Principalmente em dias de pouco movimento. Veja uma ideia:
“ Periodo chuvoso se aproximando, entre e faça uma revisão de suas paletas, evite acidentes!”
Enfim, existem diversas maneiras de dar desconto e você deve avaliar qual a estratégia mais eficiente para o seu negócio. Isso pode depender do seu público alvo e do segmento de mercado no qual atua.
Diferente do que se pode imaginar, a estratégia de dar descontos é muito mais do que vender com preços mais baixos os seus produtos e serviços. Embora isso seja uma forma resumida de explicar o que é dar desconto, essa ação de marketing possui uma série de vantagens, não apenas para o seu cliente, que vai economizar, mas também para o seu negócio.
Ou seja, dar desconto pode ser uma estratégia certa de conquistar novos clientes e de fidelizar os que já adquiriram a sua mercadoria. Além disso, quando as ações de descontos são bem elaboradas, é possível vender aquele produto em estoque liberando capital para novos investimentos. Dessa forma você vai despachar os produtos antigos para colocar novos.
Elabore bem sua estratégia para cada tipo de situação, não basta só reduzir o valor, é preciso oferecer promoções realmente atrativas e, divulgar bem as suas ofertas para o seu público alvo.
Na ótica dos clientes, os descontos sempre poderiam existir, afinal, com isso é possível comprar produtos e serviços com preços mais acessíveis e mesmo encorajar o consumidor a comprar um produtos para aproveitar a oportunidade dada.
No entanto, nenhuma empresa deve viver somente em função promoções constantes, já que isso se não for bem elaborado pode levar a prejuízos. Por isso, quando pensar em fazer uma promoção é necessário avaliar bem de quanto pode ser o desconto, quais produtos podem ser vendidos por menos e quantas unidades de cada um. O desconto também pode ser dado quando há um item com baixa saída, acumulando pó no estoque. O desconto e promoções tem sempre que estar alinhado a uma estratégia.
Uma outra tática que podemos usar são as datas comemorativas, pois em geral promovem o aumento nas vendas, atraindo mais clientes para a sua oficina automotiva.
Quando a gestão da sua oficina está em dia, os descontos usados como uma ação de marketing podem aumentar os seus lucros, pois a ideia é que sejam vendidos mais produtos e serviços. No entanto, se as contas da sua oficina mecânica não estiverem em dia, os resultados podem ser ruins. Por isso, até para fazer ofertas em sua oficina mecânica com sucesso é essencial uma administração competente.
E com a quantidade de informações que todos os dias a sua oficina mecânica precisa processar, é importante lançar mão de ferramentas de apoio. Sempre que possível use um software para gerenciar seu negócio, existem hoje ferramentas com um preços excelentes, como o Proauto Sistema que oferece um completo controle para sua oficina mecânica, centro automotivo, Lava jato, auto elétrica vale a pena conferir.
Softwares informatizam os dados de sua oficina, conecta os processos, e possibilita que as tarefas do dia a dia sejam executadas com mais eficiência. Além disso, todas as operações são controladas e acompanhadas até mesmo de maneira remota.
Acompanhe seu negócio de perto, crie boas estratégias e melhore seus resultados.